judiciário gaúcho

Área da infância e juventude ingressará no sistema de processo eletrônico

18.302

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Recurso dará mais agilidade às demandas relacionadas à criança e ao adolescente

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) anunciou, na última sexta-feira, que demandas da área da infância e juventude passarão a ingressar no sistema de processo eletrônico eProc, sistema cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), adotado ainda em 2003. A data não está definida, mas ajustes já estão sendo feitos em várias comarcas.

REPORTAGEM ESPECIAL: após 30 anos, Estatuto da Criança e do Adolescente tem regras que não são cumpridas na totalidade

- Na pandemia, ficou evidente que tivemos prejuízos de tramitação sem o eProc na infância, que é totalmente meio físico. O eProc dará maior agilidade na tramitação dos processos, especialmente adoções, ações de destituição do poder familiar, habilitações, bem como no ato infracional, para o qual a Polícia Civil já está se preparando e recebendo treinamento, porque são expedientes semelhantes aos criminais e violência doméstica, que já iniciou eProc com Santa Maria no projeto-piloto. É com muita satisfação que recebemos a notícia do eProc na infância. Tenho certeza que vai elevar a outro patamar de agilidade e de otimização de recursos os processos que tramitam no JRIJ - avalia a titular do Juizado Regional da Infância e Juventude (JRIJ), Gabriela Dantas Bobsin.

META
Na última semana, o TJ/RS ultrapassou a marca de 1 milhão de processos eletrônicos tramitando nos dois graus de jurisdição. A meta do Judiciário gaúcho é a de se tornar 100% virtual. Tramitam na Justiça gaúcha, atualmente, 3,3 milhões de processos.

Santa Maria passou a utilizar o sistema há quase um ano, em setembro de 2019. Com 100 mil páginas, o principal processo criminal do incêndio na boate Kiss foi o primeiro a ser digitalizado da comarca de Santa Maria. À época, o Judiciário estadual, por meio da 1ª Vara Criminal, solicitou a ajuda da Justiça Federal para a digitalização de toda a documentação.

O acesso ao eProc pode ser feito aqui.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Faixa de extrema pobreza é a menor em 40 anos no Brasil entre maio e junho Anterior

Faixa de extrema pobreza é a menor em 40 anos no Brasil entre maio e junho

Próximo

Ruas Serafim Valandro e Riachuelo sofrerão bloqueios nesta quarta

Geral